Casa do Povo da Feteira
Ilha do Faial, Açores
Fundada em 1973
Casa do Povo da Feteira
A Nossa História
A Casa do Povo da Feteira foi criada por alvará A 12.07.1973, embora tenha começado a sua actividade em 1.09.1973 .Começou por funcionar na Rua da Igreja, na sala da senhora Irene Contente . Manteve-se lá até ao inicio de 1976, altura em que foi transferida para o edifício, onde ainda hoje funciona, por acordo com então Junta de Freguesia .
Convém recordar, que o edifício inicialmente destinava-se apenas para Sede da Autarquia, mas por falta de dinheiro para acabá-lo, Junta e Direcção da Casa do Povo, acordaram que a Casa do Povo daria um subsidio no valor correspondente a 50% do custo da obra e passava ali a funcionar os dois serviços.
Ficando acordado, que as obras de beneficiação exteriores seriam sempre suportadas pelos dois organismos e a parte interior era da responsabilidade da entidade que ocupasse o quarto.
As Casas do Povo inicialmente tiveram um papel importantíssimo, no meio Rural, porque foi a forma encontrada para que os rurais, nomeadamente os agricultores, e lavradores fossem abrangidos pela Segurança Social, isto é, terem direito a médico e medicamentos, subsídios e até Pensões.
A partir da integração efectiva dos beneficiários no Regime Geral da Segurança Social, estas passaram única e exclusivamente a terem um papel recreativo e cultural.
Muitas têm sido as atividades, já desenvolvidas, desde atividades desportivas, (equipa de Futebol de 11 masculino e feminino) desfiles de Carnaval, com grande beleza e êxito, participação nos desfiles da Semana do Mar.
Criação de um Centro de Convívio de idosos, que já funciona há 20 anos, uma tarde em cada semana, com as mais variadas atividades, passando pelo teatro, canto coral e passagem de modelos, e ainda alguns passeios a terras do continente português, integrados no Turismo Seniores do Inatel e intercâmbios com outros grupos do género, em diversas ilhas dos Açores.
A 12 de Março de 2009, é cedido pela Câmara Municipal da Horta, em regime de comodato, a antiga escola da Portela. No mesmo dia é inaugurado por Sua Excelência o Secretário Regional da Ciência e Tecnologia e Equipamentos, o Núcleo de Tecnologias de Informação e Comunicação “Feteira Online”.
A 17 de Junho de 2020, com as contingências da pandemia do Covid 19, é inaugurado, na rua da Igreja nº 47 a a 1ª Fase do Edifício Intergeracional da Feteira.
A Casa do Doente Deslocado do Faial, situada na rua da Igreja nº 10, começou a funcionar em 2021.